CAMPO HARMÔNICO & SEQUENCIAS COMPLETAS

Campo Harmônico é a seqüência de acordes compatíveis harmônicamente dentro de um tom.

Bom, existe o CH maior, que se trata do modo jônio, e o CH menor, que se trata do modo éoleo, que será o sexto grau do modo jônio.

As progressões harmônicas maiores seguirão a lógica:

Tônica - 2Maior - 3 Maior - 4Justa - 5Justa - 6 Maior - 7 Maior

C ------- D ------- E ----------F -------G ---------A--------B

Bom, CDEFGAB são somente as notas que formam a escala jônia de Dó.
No entanto, o Campo Harmônico é derivado deste modo, tendo acordes maiores e menores.
Partindo a tônica, a seqüência maior/menor será:

1º GRAU (MAIOR) - C
2º GRAU (MENOR) - Dm
3º GRAU (MENOR) - Em
4º GRAU (MAIOR) - F
5º GRAU (MAIOR) - G
6º GRAU (MENOR) - Am
7º GRAU (MENOR) - Bm

O sétimo grau (Bm), irá conter um F#, o que vai fazer com que a música caia no modo Lídio. Assim sendo, para ter um acorde totalmente dentro do tom jônio de C, é usualmente utilizado o acorde de Bm7 (b5), também conhecido como Meio-Diminuto.

Agora, seguem as formações dos campos harmônicos nos tons maiores:

1º - 2º - 3º 4º 5º 6º 7º 8º
C -- Dm -- Em -- F -- G -- Am -- Bm -- C
D -- Em -- F#m- G -- A -- Bm -- C#m - D
E -- F#m- G#m - A - B -- C#m - D#m - E
F -- Gm -- Am - Bb - C - Dm - Em - F
G -- Am - Bm - C - D - Em - F#m - G
A -- Bm - C#m - D - E - F#m - G#m - A
B -- C#m - D#m - E - F# -G#m - A#m - B

84 comentários:

  1. Bacana Prof. Poderia agora, por favor, me explicar a diferença lógica entre Campo Harmônico e sequência Harmônica e como se forma essas sequências para uma determinada nota Musical, ou seja para um determinado tom Musical.
    Angelo Pessoa RJ. E-mail angelopessoa@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre, o Campo Harmônico é uma sequência de notas onde você buscará o acorde da canção, salvo caso de uso de empréstimo modal. As músicas mais populares, se valem da sequências acima de acordo com a função de cada acorde (Tônica ou nota de repouso, Dominante ou Subdominante).

      Sugiro que aprenda as sequências acima descritas pelos intervalos, pois desta forma, para transpôr (mudar o tom da música) e entender a função de cada acorde ficará mais fácil.

      T - IIm - IIIm - IV - V - VIm - VIIº
      C - Dm - Em - F - G - Am - B°

      Excluir
    2. Meus amado no campo harmónico de Domaior vc pode escolher esse acorde e fazer uma musica
      Mais nao precisa esta arrumado como esta pode ser C depois B entendeu

      Excluir
  2. Dicas muito boas... você tem isso em pdf... parabens pelo post professor...

    ResponderExcluir
  3. Que lixo essa postagem! Ele se refere a Campo Harmônico como sendo sequencia harmônica, sendo que são coisas distintas! lol
    E uma informação vaga tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo... não sei ao certo o que veio procurar aqui, mas tenho certeza que umas aulinhas de educação lhe fariam super bem.

      Excluir
    2. Sera que o Fabio nao confundiu um serie harmonica?

      Excluir
    3. QUAIS AS SEQUENCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA MÚSICA GOSPEL

      Excluir
    4. QUAIS AS SEQUENCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA MÚSICA GOSPEL

      Excluir
    5. Retardado, ele falou dos dois.
      Esse artigo também não me ajudou em nada, mas aposto que se eu ainda morasse em uma cidadezinha pequena que não tem nenhuma boa escola de música essas informações seriam valiosas.

      Excluir
    6. grande mulher:assim mesmo para bom itendedor meia palavra basta......

      Excluir
  4. A Sétima no campo harmonico é diminuta exemplo campo de C é Bº

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está correto amigo, vai ver ele se confundiu.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Boa professor isso e muito bom que deus te abençoe

      Excluir
  5. Professor sou iniciante e preciso conhecer o campo harmonico e a sequencia dos acordes pode me ajudar

    Jorge JL
    E-MAIL. Santosjl2012@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. amei agora com a sequência ficou Dimas gostei obrigadu vc mi ajudou muito to iniciando e não sabia a sequência dos acordes e não entendia por que mudava de c para sol e agora vou praticar

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. amei agora com a sequência ficou Dimas gostei obrigadu vc mi ajudou muito to iniciando e não sabia a sequência dos acordes e não entendia por que mudava de c para sol e agora vou praticar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembrando que a maioria das composições musicais não se limitam a escala melodica original, dai vc praticar outras escalas e ir montando os acordes nas diferenças de intervalos contrastando com a melodica original !!!

      Excluir
  9. campo harmônico e sequencia harmônica dá no mesmo,ou seja é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  10. Como eu fasso pra saber acompanhar uma pessoa que esta cantando oque tenho que aprender qual a nota serta compatível com a voz tipo alguém esta cantando uma musica ai eu tenho que acompanhar no violão para achar a nota e seguir com os acordes sertos se alguém puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sequencia certa a maioria das vezes é
      (tônica, quinta, sexta e quarta)
      a maioria das vezes é isso
      mas tem também a sequencia menor que é a mesma coisa só que invertida
      Exemplo:
      (sexta, quarta, tônica, e quinta)
      você só precisa descobrir o tom ou os acordes menores, se descobrir eles a musica já tá no papo
      espero tera ajudado

      Excluir
    2. Pratique acordes relativos tanto de maiores como menores, alem de camuflar os erros perceptivos do ouvido tambem ajudam a manter uma harmonia abstrata, porem o correto mesmo e se aprofundar na teoria musical !!!!

      Excluir
  11. Olá Evelyn, voce colocou que na Progressão o sétimo grau é maior e embaixo colocou "Bm". Mas o certo é que a sétima de dó é sempre meia diminuta, ou seja Bᶲ , ou Bm7/5°. No tetracorde seriam as notas: fa, sol, la e si pos na escala de Dó não existem acidentes, a não ser que a melodia siga outras escalas como o Dórico ou a música module para outros campos relativos e depois volte para o tom original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o erro. O certo seria Bm7b5

      Excluir
    2. Mas acima, você deixa explicado que: O sétimo grau Bm contem um F#... E que é mais usado o Bm7b5 (conhecido como Meio-Diminuto. Ou seja, não vi erro. Muito boa a postagem, me ajudou muito. Abraços!

      Excluir
  12. Usando essa sequência para produzir música eletrônica.
    Valeu parceiro!
    P.S. Com relação ao comentário acima, referindo-se "à um lixo a explicação"
    Ao contrário de um comentário tosco e arrogante, explique a diferença entre as duas situações, já que são coisas distintas.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  13. Usando essa sequência para produzir música eletrônica.
    Valeu parceiro!
    P.S. Com relação ao comentário acima, referindo-se "à um lixo a explicação"
    Ao contrário de um comentário tosco e arrogante, explique a diferença entre as duas situações, já que são coisas distintas.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  14. alguem pode me dizer todas as famílias de notas ,ou pelo menos um site onde posso achar?obs:eu quero todas as famílias de notas por favor e obrigado

    ResponderExcluir
  15. muito boa a aula queria saber se tem como tocar alguma música com essas sequencias
    email. valdermmd@Gmail.com

    ResponderExcluir
  16. muito boa a aula queria saber se tem como tocar alguma música com essas sequencias
    email. valdermmd@Gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Estou aprendendo a tocar violão e tenho uma dúvida: Na execução de solos, devemos considerar a formação do acorde (por exemplo a tríade de Dó) ou o seu Campo Harmônico?

    ResponderExcluir
  18. Tem como mandar mais explicações no email peofessor...se puder danielsousa_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Tem como mandar mais explicações no email peofessor...se puder danielsousa_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Professor como faço pra extrair as notas maiores e menores C D E F G A B C..ATRAVÉS DE TT e ST.

    ResponderExcluir
  22. Como explicar o F#m no campo harmônico de RÉ MAIOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è o acorde que fica no III grau da escala de D.

      I II III IV Y VI VII
      D Em F#m G etc...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Descupe eu errei eo acorde de Em

      Excluir
  23. Tem uma regra pra tocar essa sequencia,eu estudei ja sobre isso mais nao conseguii pegar legal,me passa ai mais ou menos lizenaldomartins@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem regra pode repeti os acordes bom tem que fazer o que a música pedi

      Excluir
  24. Ola, na verdade nao existe uma sequencia!cada musica foi feita de um jeito.oque tem que saber e a expressao que cada acorde tem.
    vai executando os tres acordes maiores Exemplo TOM DE C
    C Dm Em F G Am B*
    1 4 5
    Ai depois executa os relativos dos 3 acordes maiores que sao
    Am dm em.
    Ai sua mente vai comecar a dicernir a expresao que tem os a ordes e mais tira musica de ouvido pelo campo harmonico esquece CIFRA por que com ela dificilmente vai consseguir toca de ouvido..e outra dica VALIOSA TREINAR AS ALTURAS DA ESCALA EX:
    C D E F G A B C
    VAI AFINANDO SUA VOZ EM UM TECLADO COM AS ESCALAS ai SUA MENTE VAI INTENDER A DIFERENCA DE ALTURA!AI NA HORA QUE VIM UM DETERMINADO ACORDE SUA MENTE LEMBRARA DA ALTURAA!!espero ter ajudado pois foi assim que aprendi!abrass

    ResponderExcluir
  25. Ola, na verdade nao existe uma sequencia!cada musica foi feita de um jeito.oque tem que saber e a expressao que cada acorde tem.
    vai executando os tres acordes maiores Exemplo TOM DE C
    C Dm Em F G Am B*
    1 4 5
    Ai depois executa os relativos dos 3 acordes maiores que sao
    Am dm em.
    Ai sua mente vai comecar a dicernir a expresao que tem os a ordes e mais tira musica de ouvido pelo campo harmonico esquece CIFRA por que com ela dificilmente vai consseguir toca de ouvido..e outra dica VALIOSA TREINAR AS ALTURAS DA ESCALA EX:
    C D E F G A B C
    VAI AFINANDO SUA VOZ EM UM TECLADO COM AS ESCALAS ai SUA MENTE VAI INTENDER A DIFERENCA DE ALTURA!AI NA HORA QUE VIM UM DETERMINADO ACORDE SUA MENTE LEMBRARA DA ALTURAA!!espero ter ajudado pois foi assim que aprendi!abrass

    ResponderExcluir
  26. muito bom professor valeu ajudou bastante

    ResponderExcluir
  27. GOSTEI MUITO DE TODOS OS COMENTARIOS ! SOU APENAS UM APAIXONADO POR VIOLÃO,PEGUEI BOAS DICAS ,VOU VIR MAIS VEZES AQUI MUITO DIDÁTICA TODAS AS TEORIAS ! GOSTEI DOS COMENTARIOS E PERGUNTAS ,ECETO O COMENTARIO SE REFERINDO COMO LIXO ! ISSO É ESTUPIDEZ FALAR CERTAS COISAS SEM UM BOM CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  28. Muito boa as irformaçoes aqui postadas. Teria me ajudado muito no inicio.
    E o sí menor é B° ...o que indica que é um sí com a terça diminuida um semi tom a quinta tbm, e a oitava q é usada no acorde é diminuida um tom e meio....por isso a explicação do professor diz que é sí menor, porque a terça indica isso....e como muitos sabem... é ela que faz diferença entre um acorde menor e o maior.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom.
    Eu posso compor uma musica com as requintes notas?
    G Em C D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você consegue compor, sim.

      http://comotocarviolaoagora.esy.es

      Excluir
  30. Conteúdo de valor.

    Parabéns!

    http://comotocarviolaoagora.esy.es

    ResponderExcluir
  31. SÉTIMO GRAU Ñ É MENOR E SIM DIMINUTO E TBEM FALTA O C# COM TODAS AS 7 NOTAS SÃO #, ABRAÇO

    ResponderExcluir
  32. Gostei de todas as dicas abraços a todo

    ResponderExcluir
  33. Gostei de todas as dicas abraços a todo

    ResponderExcluir
  34. SE EU TIVESSE VISTO ESTE SITE QUANDO ESTAVA COMEÇANDO, TERIA FACILITADO MUITO ME APRENDIZADO E ESTARIA BEM MAIS DESENVOLVIDO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  35. idai Rapasiada vou dar minha dica p/ vcs blz,preste atençao p/vcs entender bem esses esquema é só estudadar as funsoes de acordes e porq vc tem q usar eles na musica veja C,Dm,Em,F,G,Am,Bm7(b5)tá agora veja as funçoes desses acordes C jonio funçao tonal,Dm Dorico funçao subdominante,Em frigio funçao de tonica,F lidio funçao subdominante,G mixlidio funçao Dominante,Am Eoleo Funçao tonica essa é a ralativa de C, Bm7(b5)locrio Funçao Dominante, veja as notas q tem a mesma funçao /C,Em,Am funçao do 1 Grau /F,Dm funçao do 4 Grau/G,Bm7(b5)Funçao do 5 Grau,veja com atençao que vc vai entender com os outro acorde é mesma coisa por favor se quer tocar bem estude as duas partes por exemplo intervalos e funçoes de acordes essa é a sequencia de C que o professor mencionou acima bons estudos valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonicamente falando, você falou e disse !

      Excluir
  36. idai Rapasiada vou dar minha dica p/ vcs blz,preste atençao p/vcs entender bem esses esquema é só estudadar as funsoes de acordes e porq vc tem q usar eles na musica veja C,Dm,Em,F,G,Am,Bm7(b5)tá agora veja as funçoes desses acordes C jonio funçao tonal,Dm Dorico funçao subdominante,Em frigio funçao de tonica,F lidio funçao subdominante,G mixlidio funçao Dominante,Am Eoleo Funçao tonica essa é a ralativa de C, Bm7(b5)locrio Funçao Dominante, veja as notas q tem a mesma funçao /C,Em,Am funçao do 1 Grau /F,Dm funçao do 4 Grau/G,Bm7(b5)Funçao do 5 Grau,veja com atençao que vc vai entender com os outro acorde é mesma coisa por favor se quer tocar bem estude as duas partes por exemplo intervalos e funçoes de acordes essa é a sequencia de C que o professor mencionou acima bons estudos valeu!!!

    ResponderExcluir
  37. Gente!! Existe sequencia harmonica sim, logico que, confome melhoramos, percebemos os espaços e/ou modulaçoes, ai, de posse da habilidade do campo harmonico, bem como, escalas relativas vamos progredindo até ficar igual o Prof....

    ResponderExcluir
  38. Importantíssimo estudar harmonia.

    Vai ajudar bastante, quem está iniciando.

    http://comotocarviolaofacil.esy.es

    ResponderExcluir
  39. ME FEZ ENTENDER UMA DUVIDA !!!!BOM DE MAS .

    ResponderExcluir
  40. Meu segui enfrente,pois pra quem não sabe nada já é uma grande ajuda.....

    ResponderExcluir
  41. Muito bom seu blogue prof.esclarecedor seus toques.10.
    Carolina Helena zero para sua educação!

    ResponderExcluir
  42. Amigão o sétimo grau é diminuto, corrige lá meu brother!
    Pessoal o campo harmônico é composto pelos sequintes acordes
    olha que bacana:
    3 acordes maiores!
    3 acordes menores!
    e um acorde que não é menor e nem maior!

    vou dar um exemplo típico o campo harmônico de "C" dó maior:

    C F e G=acordes maiores
    am,dm,em=acordes menores
    B°=acorde diminuto.

    entao sendo asssim a sequência fica assim:
    C,Dm,Em,F,G,Am,B°

    Ok!

    Sem falar das funções de cada acorde!

    ajudei?

    bom qualquer coisa:

    eddy.jazz@hotmail.com

    musico saxofonista formado pela FAMES

    Faculdade de musica do estado do E.S

    amigão desamina nao pelos comentários
    se ele soubesse de verdade varia esse post que eu fiz
    parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  43. corrigindo Faria*

    kkk
    escrevi muito rápido!!!

    ResponderExcluir
  44. Achei muito interessante a explicação do professor ,foi muito útil pra mim

    ResponderExcluir
  45. Entendi que toda música tocada em acordes maiores ou menores seguem a sequência das notas musicais valeu prof

    ResponderExcluir
  46. Muito bom parabens a vcs me ajudaram um pouco eu ja gravei o campo harmonico agora so falta un professor me ajudar fluir ele ainda me restao duvidas!!me ajuden meu email:cs167861@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. boa tarde professor: estou começando a tocar agora e queria educar mais o meu ouvido. mesmo se eu achar o ton da musica como eu faria pra identificar se ela ta pedindo a 5º ou 6º ou 7º ? existe alguma pratica pra isto?

    ResponderExcluir
  48. Se vc acha que sabe mas monte um site e faça suas aulas .
    Valeu a orientação

    ResponderExcluir
  49. Prof. Walter, se estou fazendo uma música na tonalidade C e quero mais acordes do que os sete deste campo harmônico, é verdade que posso emprestar os acordes do campo harmônico de A, pois este pertence ao 6º grau de C e é sua relativa?
    Grato.

    ResponderExcluir
  50. Muito bom! Queria saber se é livre a mudança de acordes ou tem que ser nessa sequência. Pois estou iniciando agora, mas preciso ajudar a minha igreja e aos poucos estou tocando melhor e na hora de fazer a fundo para pregação me atrapalho toda geralmente utilizo alguns acordes de músicas como se estivesse solando, porém não aguento mais tanta repetição e queria saber fazer para a partir de então compor o meu próprio fundo e que eu pudesse mudar a hora que eu quisesse. Desde já, agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir